Você conhece as substâncias da MTC?

O Qi, Shen, Xue, Jing e Jinye constituem as substâncias básicas do corpo e também a base material para as atividades fisiológicas de Zang-Fu (órgãos internos), tecidos e outros órgãos.

A produção dessas substâncias é realizada mediante as permanentes atividades das respectivas funções dos diferentes Zang-Fu, razão pela qual, existe entre eles estreitas relações de interdependência.

A seguir saiba um pouco mais sobre as substâncias da MTC:

Qi (Energia)

O Qi possui dois conceitos: de um lado, tem a conotação de uma substância essencial que faz parte do corpo e que pode produzir funções distintas, tais como Ying Qi (Qi nutritivo), Qi (ar) de respiração, etc.

Por outro lado, refere-se às atividades funcionais de Zang-Fu e dos tecidos, por exemplo, o Qi dos Zang-Fu, o Qi dos Canais, etc.

Ambos os tipos de Qi relacionam-se sendo o primeiro a base material do segundo e este funciona em decorrência do primeiro.

Shen (Espírito e Consciência)

O Shen tem sua moradia no Coração e podemos dividi-lo em duas partes: Shen Pré-natal e Shen Pós-natal.

O pré-natal provém dos pais e o pós-natal é derivado pela integração do Jing e do Qi.

O Shen tem como função dar vitalidade ao corpo, dá brilho, manter vida plena, mantendo a consciência, fornecendo força a personalidade.

Xue (Sangue)

É produzido a partir das matérias substanciais dos alimentos produzidos pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas, tem a função de nutrir e de umedecer os órgãos e tecidos de todo o corpo.

A principal fonte do Sangue é o Yong Qi (Qi nutritivo) gerado por matérias substanciais da água e dos alimentos digeridos pelo Estômago e pelo Baço/Pâncreas.

Jing (Essência)

É a matéria fundamental, da qual constitui o corpo, e também, a matéria fundamental necessária para efetuar as diversas atividades funcionais do corpo.

O Jing está armazenado no Rins e está dividido em duas partes: Jing congênito (provém dos pais) e Jing adquirido (das matérias essenciais dos alimentos). Os dois dependem um do outro e promovem-se mutuamente.

O Jing congênito proporciona as matérias fundamentais para o Jing adquirido antes do nascimento e Jing congênito depende da nutrição do Jing adquirido para o completo desenvolvimento de suas funções depois do nascimento.

A função do Jing é de ativar transformações, crescimento e desenvolvimento do corpo; durante o crescimento até o período de maturidade e a reprodução.

Jinye (Líquidos Orgânicos)

É o nome que sintetiza todos os líquidos normais do corpo, como: suor, lágrima, saliva, muco e urina.

Os líquidos orgânicos têm por função umedecer e nutrir os Zang-Fu, tecidos e constituem um dos elementos importantes para a formação do Sangue.

Os líquidos orgânicos servem principalmente para umedecer, por isso, a insuficiência, destes não podem umedecer os cinco órgãos faciais e se observam, como consequência, olhos secos, secura na boca e garganta.

A insuficiência dos líquidos nos órgãos internos produz também sintomas de secura, tais como: tosse seca por secura no pulmão, sede devido à secura no estômago, constipação por causa da secura no intestino grosso, etc.

Seguindo a filosofia milenar da Medicina Tradicional Chinesa, a MTC Tradicional Herbal possui uma linha de ervas e extratos vegetais de origem chinesa, produzidos na ilha de Taiwan.

Soluções naturais e seguras que visam auxiliar na manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas.

Substâncias da MTC

Procure nossos produtos em um ponto de vendas próximo a você.

Quer saber mais sobre saúde e qualidade de vida? Continue acompanhando o nosso blog e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.