Os 8 princípios são características que, dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), permitem identificar a localização e a natureza de desarmonias no corpo, bem como estabelecer o princípio correto de tratamento que será escolhido.

Para as desarmonias do corpo damos o nome de Padrões ou Síndromes, e cada um deles possui sintomas diferentes, que podem ser classificados dentro dos 8 Princípios.

OS OITO PRINCÍPIOS

Interior/Exterior

Estes dois princípios referem-se à profundidade da patologia, assim como à direção da sua evolução.

As patologias externas são relativas às camadas superficiais do corpo e tendem a penetrar do exterior para o interior do corpo, enquanto as patologias internas ocorrem no interior do corpo, podendo se instalar em vários níveis mais profundos.

As patologias externas estão associadas a uma invasão dos fatores patogênicos externos, os sintomas são geralmente agudos, de começo repentino e de curta duração, o paciente pode apresentar aversão ao vento e ao frio, febre, calafrios, dor de cabeça, congestão nasal, garganta irritada ou dorida, e um pulso superficial.

As patologias internas, podem resultar de uma penetração de fatores externos, ou seja, da camada superficial da pele para o interior, pode ter também origem nas desarmonias dos Zang-Fu, por invasão de fatores externos ou pelas desarmonias internas dos Zang-Fu.

As desarmonias internas dos Zang-Fu traduzem geralmente síndromes mais sérias e crônicas, com a duração da patologia por mais tempo e com um começo mais insidioso, geralmente originam sintomas de febre intensa, sem aversão ao frio ou ao vento, vômitos, alterações da urina e fezes, pulso profundo.

Frio e Calor

Estas duas características podem estar associadas, por um lado, à agressão do corpo por fatores patogênicos exteriores, tais como frio, vento e umidade, e por outro lado podem estar associadas a deficiências ou excessos internos, provocados pela desarmonia dos Zang-Fu, Qi, Xue, Yang, entre outras.

Os padrões de Frio apresentam os sintomas de frio nos quatro membros, aversão ao frio, cara pálida, secreções e urina abundantes e de cor clara, fezes aquosas, ausência de sede, movimentos retardados, língua pálida com revestimento da língua delgado, pulso lento.

O desconforto e dor pioram com o frio e melhoram com o calor.

Estas síndromes podem aparecer devido a uma invasão de fatores externos, tais como: frio, vento frio e frio-umidade.

Os padrões de Calor apresentam os sintomas de pele e cara vermelha, aversão ao calor, secreções e urina reduzidos, sede, excitabilidade, o desconforto e a dor que pioram com o calor e melhoram com o frio, movimentos rápidos, língua vermelha com revestimento amarelo, pulso rápido.

Estes sintomas podem aparecer devido a uma invasão de fatores patogênicos externos, tais como; calor, calor de Verão, vento calor, secura e calor umidade.

Yin e Yang

Estes dois conceitos são dos mais importantes na base da fisiologia, patologia e diagnóstico diferencial da MTC.

Todos os fatores podem ser vistos em termos da desarmonia fundamental através de Yin e Yang.

O padrão de desarmonia Yin, podem ser subdivididos em padrões de frio, deficiência e interior, enquanto os padrões de desarmonia Yang, podem ser subdivididos em calor, excesso e exterior.

Deficiência e Excesso

O vazio relaciona-se à deficiência, a plenitude relaciona-se ao excesso.

Quando falamos de Deficiência, nos referimos à insuficiência da energia vital.

Quando se fala de excesso, nos referimos ao predomínio da energia perversa.

As doenças estão determinadas pelos fatores de deficiência e de excesso, os quais, por sua vez, se associam ao frio/calor, exterior/interior, criando assim manifestações clínicas ainda mais complexas.

Não podendo esquecer que ainda existe a probabilidade no decurso da patologia, a deficiência e o excesso se transformarem um no outro.

Seguindo a filosofia milenar da Medicina Tradicional Chinesa, a MTC Tradicional Herbal desenvolveu uma linha de ervas e extratos vegetais de origem chinesa, produzidos na ilha de Taiwan.

Soluções naturais e seguras que visam auxiliar na manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas.

OS OITO PRINCÍPIOS DA MTC

Procure nossos produtos em um ponto de vendas próximo a você.

Quer saber mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa? Continue acompanhando o nosso blog e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.