A dietoterapia trata-se de uma das vertentes da Medicina Tradicional Chinesa onde uma dieta balanceada no início das doenças é o primeiro passo para estabelecer uma melhor tonificação dos órgãos e vísceras além de equilibrar o Qi, segundo Sun Si-miao, importante médico no campo da MTC.

Categorias da dietoterapia

Para facilitar a conquista de resultados eficientes na cura de patologias através da alimentação, algumas “categorias” são estabelecidas a fim de classificar os alimentos, assim como é feito com os medicamentos. Essas categorias principais são:

Sabor: podem ser ácido, amargo, picante, doce e salgado.

Elemento: compostos por madeira, fogo, metal, terra e água.

Órgão/víscera: os principais órgãos são fígado, vesícula biliar, coração, intestino delgado, pulmão, intestino grosso, baço, pâncreas, estômago, rins e bexiga.

Emoção: algumas emoções podem acarretar sintomas e afetar negativamente os órgãos, como a raiva, alegria, tristeza, preocupação e medo.

– Estação: por último temos a categorização das estações do ano, que também influenciam no funcionamento de específicos órgãos e na influencia dos alimentos consumidos, sendo eles a primavera, verão, outono, verão tardio e inverno.

Da mesma forma que alimentos específicos tonificam, há também os responsáveis por sedar, já que alguns órgãos podem consumir energia em excesso, também prejudicando a saúde do indivíduo.

– Fígado/Vesícula biliar: o ácido tonifica, o doce age como sedativo.
– Coração/Intestino delgado: amargo tonifica e picante seda.
– Pulmão/Intestino grosso: o picante tonifica e o salgado seda.
– Baço/Pâncreas/Estômago: o doce age de forma tonificante e o ácido como sedante.
– Rins/Bexiga: o salgado tonifica e o amargo seda.

É fundamental um perfeito equilíbrio ao consumir os alimentos de diferentes sabores, proporcionando melhorias do Qi e conseqüentemente um organismo mais saudável.

Além de todos esses elementos, o horário para consumir alimentos específicos também é essencial para melhores resultados da dietoterapia, por exemplo, se alimentar entre 13h e 15h pode alterar completamente o funcionamento padrão e saudável do intestino delgado.

Se a alimentação é regrada, a energia será maior, os órgãos estarão nutridos, e nosso sistema nervoso e o psicológico estarão em total harmonia com Yin e Yang devidamente tonificados.

Seguindo a filosofia milenar da Medicina Tradicional Chinesa, a MTC Tradicional Herbal desenvolveu uma linha de ervas e extratos vegetais de origem chinesa, produzidos na ilha de Taiwan.

Soluções naturais e seguras que visam auxiliar na manutenção da saúde e do bem-estar das pessoas.

DIETOTERAPIA - MÉTODOS DA MTC

Procure nossos produtos em um ponto de vendas próximo a você.

Quer saber mais sobre a Dietoterapia e a Medicina Tradicional Chinesa? Continue acompanhando o nosso blog e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.